Saúde

Os tênis de corrida minimalistas são a chave para menos lesões?

Os benefícios da corrida para a saúde são abundantes, mas descobri da maneira mais difícil que, quando se trata de correr, você pode ter muito de uma coisa boa.Lesões que levaram a tempos de corrida mais lentos tornaram minhas quarta, quinta e sexta maratonas cansativas em vez de desafios emocionantes. Eu tentei rolamento de espuma, massagem, fortalecimento – você escolhe. Mas levei cinco anos para finalmente me envolver com o equipamento de prevenção de lesões que muitos atletas profissionais juram: tênis de corrida minimalistas.

O que são tênis de corrida minimalistas?

Enquanto os tênis de corrida mais tradicionais incluem amortecimento e estrutura para estabilidade e absorção de choque, os tênis de corrida minimalistas oferecem uma sensação mais natural. Eles apresentam amortecimento mínimo nas entressolas e calcanhares, com uma queda do calcanhar aos dedos de menos de 8 milímetros (em comparação com uma queda de 10 a 12 milímetros nos tênis de corrida mais tradicionais, de acordo com a REI ) .

O que é a queda de um sapato ou deslocamento? De acordo com o Runner’s World , é a diferença medida entre o calcanhar e o antepé, ou basicamente quanto os dedos “caem” abaixo do calcanhar. Quando está mais alto, o calcanhar bate mais do que os dedos dos pés, transferindo o estresse da parte inferior da perna para o joelho. Uma queda mais baixa, por outro lado, transfere esse estresse para a panturrilha e o tendão de Aquiles. Nenhuma das gotas é melhor, necessariamente; é o que você sente mais confortável quando está correndo.

Muitos atribuem o pico de popularidade dos tênis de corrida minimalistas ao corredor e autor Christopher McDougall . O livro de 2009 de McDougall, ” Born to Run “, que destacou “superatletas” em todo o mundo, incluiu informações sobre os benefícios da corrida descalça. “Sugeri que não precisamos de sapatos mais inteligentes; precisamos de pés mais inteligentes”, escreveu ele em um artigo de 2011 na New York Times Magazine .

McDougall quase desistiu de correr quando foi para o Copper Canyon, no México. Ele estava estudando como os indígenas locais eram capazes de correr corridas de 161 quilômetros até a velhice. Foi quando descobriu que correr descalço talvez fosse o maior segredo deles.

Ele pegou, pegou a trilha sem sapatos e “não perdi um dia de corrida devido a lesões desde então”, disse ele no artigo da Times Magazine .

Tênis de corrida minimalista para prevenção de lesões
Este gráfico ilustra a diferença entre sapatilhas de queda de 12 mm e 0 mm e seu efeito no tendão de Aquiles.

Tênis de corrida minimalista para prevenção de lesões

McDougall não é o único a jurar por sapatos descalços. É uma indústria em expansão que atraiu muitos corredores de ponta, incluindo a duas vezes atleta olímpica Kara Goucher . Goucher, uma das maratonistas mais conhecidas dos EUA, lidou com lesões após lesões ao longo de sua carreira de corredora em tênis de corrida mais tradicionais.

“Tive muitas fraturas por estresse e fiz nove cirurgias relacionadas ao atletismo”, diz ela. “Eu essencialmente não tenho cartilagem no meu joelho esquerdo; eu sou basicamente osso com osso.”

Goucher, que recentemente começou a trabalhar com a marca de calçados Altra , diz que esse estilo de tênis de corrida a manteve saudável. “Comecei a perceber nos dias em que corria com meus Altras, meu joelho – aquele que é osso com osso – doía menos. Comecei a usá-los para corridas mais longas e notei que todo o meu corpo estava se sentindo melhor.”

Foi quando ela conheceu a Altra e esse estilo de sapato minimalista era o ajuste certo para ela. “Meu pé está realmente funcionando da maneira que deveria funcionar”, diz ela.

Entrando em sapatos minimalistas

Entrando em sapatos minimalistas

Como a maioria dos corredores impacientes, eu via sapatos minimalistas como uma solução rápida para meus problemas de lesão na corrida. Mais uma vez, aprendi uma lição da maneira mais difícil. Mudar para um tênis de corrida minimalista deve ser um processo lento e gradual. Ir all-in muito rapidamente – como correr 8 milhas (12,8 quilômetros) na primeira vez – pode ser um choque para o sistema. (Pergunte às minhas pobres panturrilhas doloridas.)

“Quando comecei, eu só usava [sapatos minimalistas] duas vezes por semana, depois três dias e depois em dias alternados”, diz Goucher, observando que estava paranóica com a mudança depois de correr com sapatos acolchoados durante toda a carreira. Ela recomenda que, se você mudar, comece com calma, mesmo apenas andando com seus sapatos novos nas primeiras semanas.

“Eu diria para começar devagar, ser muito gentil e não usá-los em sessões difíceis por pelo menos algumas semanas”, explica ela. “Quando eles começam a sentir que não são diferentes de seus outros sapatos, é quando eu diria que não há problema em dar passos largos ou uma corrida de meia distância.”

Para aqueles preocupados em apostar tudo na corrida minimalista, empresas como a Altra oferecem um tênis intermediário que é levemente acolchoado e minimalista, como o Paradigm 6 , que Goucher ajudou a projetar. Ele apresenta “uma estética mais fina que fará você questionar se é realmente um sapato de suporte e recursos de suporte que o lembrarão de que é”, observa a marca . Tenho testado isso como minha porta de entrada para tênis de corrida minimalistas e, até agora, meus joelhos e pés têm estado nada além de felizes.

Benefícios da corrida minimalista e descalça

Benefícios da corrida minimalista e descalça

Quando se trata do melhor estilo de tênis de corrida, tudo depende da sua preferência pessoal. Mas os especialistas dizem que há algumas vantagens importantes para correr descalço e com tênis minimalista, incluindo:

  1. apoiando uma marcha de baixo impacto, que incentiva os corredores a pousar no mediopé ou antepé em vez do calcanhar
  2. estabelecendo uma conexão entre o chão e o pé do corredor
  3. dada a construção leve, os sapatos minimalistas reduzem a quantidade de peso que nossas pernas devem carregar durante a corrida

E, como Goucher descobriu, a corrida minimalista também pode fortalecer os músculos que há muito são mimados ou esquecidos ao correr com tênis de suporte mais estruturados. “Estou convencida de que desenvolvi músculos da panturrilha correndo em meus Altras”, diz ela. “Minha bunda realmente tem que funcionar corretamente e toda a minha corrente está funcionando.”Agora Isso é Louco

A corrida descalça pode ter conquistado o mundo na última década, mas há outra tendência natural tomando conta da pista: correr nu . Na verdade, as corridas de nudez são abundantes nos EUA, desde o Bare Buns Run no Texas até o Bare Burro Nude 5K na Califórnia. Não são necessários sapatos.