Religião

Quando a pessoa morre ela vê seu velório: A Perspectiva Bíblica sobre a Morte e o Velório

Há uma crença popular que afirma que quando uma pessoa morre, ela é capaz de observar seu próprio velório. No entanto, é importante examinar essa ideia à luz da doutrina bíblica da imortalidade da alma.

De acordo com as escrituras, a visão tradicional de que a alma é imortal e consciente após a morte é questionável. Neste artigo, exploraremos o que a Bíblia nos ensina sobre a morte e a perspectiva bíblica em relação se de fato quando a pessoa morre ela vê seu velório.

A Morte na Bíblia

A Bíblia aborda a morte como um evento inevitável e parte da condição humana. Em Gênesis 3:19, lemos: “Comerás pão com o suor do teu rosto, até que tornes à terra, pois dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” Isso destaca a mortalidade da humanidade e como todos retornamos ao pó da terra após a morte. A Bíblia não sugere que a alma é imortal e permanece consciente após a morte.

O Sono dos Mortos

A doutrina bíblica do “sono dos mortos” é um conceito fundamental. A Bíblia frequentemente descreve a morte como um estado de inconsciência. Por exemplo, em:

Eclesiastes 9:5, lemos: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma.” Isso sugere que os mortos não têm conhecimento ou consciência do que acontece na Terra após a morte.

Eclesiastes 9:5,

A Visão de Jó: Uma Reflexão Sobre a Condição Humana

Uma passagem relevante na Bíblia que aborda a natureza da morte é encontrada no livro de Jó, capítulo 7, versículos 7 e 8:

“Lembra-te de que a minha vida é um sopro; os meus olhos não voltarão a ver a felicidade. Os olhos dos que agora me veem já não me verão; os teus olhos me procurarão, mas estarei longe.”

Jó expressa a brevidade e fragilidade da vida humana. Ele descreve a morte como a separação final daqueles que partiram e daqueles que permanecem na Terra. Não há menção de uma consciência após a morte, mas sim uma ênfase na mortalidade e na inevitabilidade da partida.

Ressurreição dos Mortos

Se quando a pessoa morre ela vê seu velório isso significa que ela ainda continua viva, uma vez que se ela ainda está viva para que Jesus irar voltar? Para que ressucitar os mortos uma vez que eles já estão vivo? Uma vez que a promessa de Cristo é a ressureição dos mortos.

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

João 6:44

Acreditar que quando a pessoa morre ela vê seu velório anula totalmente as promessas de Cristo:

Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.

João 5:28

A esperança cristã está firmemente baseada na ressurreição dos mortos. 1 Coríntios 15:22 nos diz: “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.” A Bíblia ensina que, no fim dos tempos, os mortos serão ressuscitados para enfrentar o julgamento de Deus. Isso implica que a vida após a morte não é uma continuação imediata da consciência, mas sim uma esperança futura baseada na fé.

A Promessa da Ressurreição e da Vida Eterna

A visão bíblica da morte não é de um estado de consciência após a partida deste mundo, mas sim de um estado de inconsciência. No entanto, a esperança cristã é centrada na ressurreição dos mortos e na promessa de uma vida eterna com Deus. Isso é enfatizado em passagens como João 5:28-29, onde Jesus disse: “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão; os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição da condenação.”

Essa promessa de ressurreição é uma fonte de consolo para os crentes, pois significa que a morte não é o fim, mas o início de uma vida eterna em comunhão com Deus.

Tópicos Importantes:

  1. A Vida Eterna com Deus: A Bíblia oferece a perspectiva de uma vida eterna com Deus após a ressurreição, não um estado de observação do velório.
  2. Compreendendo o Velório: A ideia de que uma pessoa morta possa ver seu próprio velório não encontra apoio na Bíblia. A morte é um estado de inconsciência.
  3. Conforto na Esperança da Ressurreição: A doutrina bíblica da ressurreição oferece conforto aos que enfrentam a perda de entes queridos, pois a promessa da vida eterna está fundada na fé em Deus.

Conclusão: Quando a pessoa morre ela vê seu velório

A perspectiva bíblica sobre a morte e o velório é clara: a alma não é imortal e consciente após a morte portando Quando a pessoa morre ela vê seu velório a resposta é não, pois a alma morre assim como o morto. A Bíblia ensina que a morte é um estado de inconsciência, e a esperança dos crentes está na ressurreição dos mortos.

Portanto, a ideia de que uma pessoa morta possa observar seu próprio velório não encontra apoio nas escrituras. Em vez disso, a fé na promessa da vida eterna com Deus é o fundamento da esperança para os cristãos diante da morte.

Conclusão: A Esperança da Ressurreição

À luz da doutrina bíblica da morte e da perspectiva sobre o velório, é evidente que a ideia de uma pessoa morta observar seu próprio velório não encontra apoio nas Escrituras. A Bíblia ensina que a morte é um estado de inconsciência e que a esperança dos crentes está na ressurreição dos mortos e na promessa da vida eterna com Deus. Portanto, em vez de temer a morte, os cristãos podem encontrar conforto na esperança da ressurreição e na confiança de que a vida eterna aguarda aqueles que creem.

Gabriel Lafetá Rabelo

Pai, marido, analista de sistemas, web master, proprietário de agência de marketing digital e apaixonado pelo que faz. Desde 2011 escrevendo artigos e conteúdos para web com foco em tecnologia,