Saúde

Dar um choque frio em seu corpo depois de uma sauna é uma boa ideia?

Se a ideia de completar sua próxima ida à sauna com um mergulho em um banho frio soa torturante, você pode estar sozinho em breve. Este tratamento de spa quente a frio está crescendo em popularidade entre os amantes da sauna e celebridades em toda a América do Norte, embora suas origens frias estejam a cerca de 3.000 milhas (4.828 quilômetros) de distância.

Os finlandeses costumam ser creditados por iniciar a prática quente para frio. Isso não é uma grande surpresa, já que o país nórdico tem 2 milhões de saunas com uma população de 5,3 milhões de pessoas; isso é cerca de uma sauna para cada dois finlandeses, de acordo com o conselho de turismo da Finlândia .

Conteúdo

  1. Finlândia e a Sauna Quente
  2. Benefícios para a saúde da sauna quente, mergulho frio
  3. Riscos para a saúde da sauna quente, mergulho frio

Finlândia e a Sauna Quente

As saunas fazem parte de uma tradição quentinha tão ligada à Finlândia quanto a neve que ali cai. As saunas surgiram como formas estéreis de “lavar-se” antes que existisse água quente corrente. A palavra sauna é na verdade uma palavra finlandesa que se traduz em inglês como “banho”.

As primeiras saunas finlandesas foram escavadas em cumes no solo e, posteriormente, construídas acima do solo com toras de madeira. As rochas eram aquecidas até em um fogão de pedra usando um fogo de madeira. Mas essas primeiras saunas não tinham chaminés e os banhistas tinham que esperar até que a fumaça desaparecesse das salas. Finalmente, as saunas evoluíram para o que conhecemos hoje: elas são tradicionalmente aquecidas por fogões de metal e podem atingir temperaturas de até 200 graus Fahrenheit (93 graus Celsius).

Os invernos na Finlândia podem durar até sete meses nas regiões mais ao norte; daí a necessidade de saunas extremamente quentes. Mas e aquele mergulho frio? Bem, fornece uma maneira igualmente extrema de se refrescar. Como descreve o conselho de turismo da Finlândia :

“Ao sair da sauna, pule em um lago ou role na neve. Se rolar na neve, verifique se ela está fresca e em pó: a neve velha e gelada pode ter um efeito na sua pele como uma lixa. “

Rolar na neve sem roupas – ah, certo, nós mencionamos que muitos finlandeses fazem isso nus ? – pode soar como a pior experiência de spa de todos os tempos. Mas de acordo com o Dr. Mark Timmerman, um médico de família e especialista em medicina esportiva em Wisconsin, os finlandeses estão no caminho certo.

Benefícios para a saúde da sauna quente, mergulho frio

Benefícios para a saúde da sauna quente, mergulho frio

À medida que a temperatura da pele aumenta, os frequentadores da sauna experimentam uma resposta de “lutar ou fugir”, resultando em uma maior sensação de alerta, percepção reduzida da dor e humor elevado, disse Timmerman em um artigo para a The North American Sauna Society. Quando você segue uma sauna com um mergulho em água fria ou neve, explicou ele, sua adrenalina também aumenta.

Além da adrenalina, Timmerman disse que a prática de sauna quente e mergulho frio pode melhorar a dor e a inflamação da artrite reumatóide – uma doença que geralmente piora com as visitas à sauna que não são seguidas por um resfriado.

Os benefícios para a saúde, incluindo o aumento da circulação e a liberação de toxinas, são os motivos pelos quais a empresa de cruzeiros fluviais e oceânicos de luxo Viking Cruises , agora tem experiências de spa quentes e frias a bordo de seus navios oceânicos. A segunda razão? A empresa familiar tem fortes laços com sua herança e tradições norueguesas – incluindo a sauna quente nórdica e a experiência de mergulho frio.

Embora a variedade de opções de spa quente e frio seja atraente, poucas excitam tanto os hóspedes quanto a elaborada gruta de neve. Este quarto surreal e nevado mergulha os frequentadores de cruzeiros na verdadeira tradição balnear nórdica. A gruta com paredes de pedra tem neve real que é produzida de forma semelhante ao pó artificial nas estações de esqui.

Bem, não sou de rolar nua pela neve, mas nem eu resisti em experimentar a gruta de neve (de maiô) durante um cruzeiro até a Noruega. É do tamanho de um closet, com um banco coberto de neve para os corajosos o suficiente para se sentar. (Eu me levantei.) A iluminação roxa da gruta e a decoração da floresta com neve fazem com que pareça um set de filmagem de “Frozen” – uma das muitas razões pelas quais continuei voltando. Eu alternei entre tremer na gruta e depois suar na banheira de hidromassagem e na sauna por pelo menos duas horas, dois dias seguidos. Eu me senti livre de toxinas no final? Na verdade. Mas me senti relaxado, mimado e muito mais pronto para a neve norueguesa à frente.

Claro, a neve na gruta de Viking não é neve de verdade . O sistema combina ar comprimido e água para formar cristais de gelo e, em seguida, sopra a neve na gruta fria, cuja temperatura é controlada para manter a consistência da neve. A equipe do spa descongela e gera neve nova a cada poucos dias para manter a gruta com a melhor aparência.

Riscos para a saúde da sauna quente, mergulho frio

Enquanto a sauna quentinha seguida de mergulho frio – ou banheira de cabana seguida de gruta de neve – é rejuvenescedora e segura para a maioria, não é para todos (um fato que a Viking deixa claro para os hóspedes). Na verdade, aqueles com problemas cardíacos devem se ater a experiências de spa mais suaves.

Os receptores de frio no rosto e no couro cabeludo respondem à queda rápida da temperatura. Isso estimula o “reflexo de mergulho”, uma reação cardiorrespiratória complexa. Pode causar falta de ar, diminuição do débito cardíaco e rápida diminuição do pulso.Agora isso é interessante

Na Finlândia, a experiência da sauna é mais do que serena: é deliciosa. Os finlandeses bebem cerveja e assam salsichas no fogão da sauna enquanto suam as toxinas do dia.

Perguntas frequentes sobre sauna quente

Quais são os benefícios de usar uma sauna?

À medida que a temperatura da pele aumenta, os frequentadores da sauna experimentam uma resposta de “lutar ou fugir”, resultando em uma maior sensação de alerta, redução da percepção da dor e um humor elevado. Os benefícios para a saúde também incluem pressão arterial mais baixa, inflamação reduzida, risco reduzido de demência, função cardíaca melhorada, menor risco de derrame, melhor saúde mental, maior recuperação de dores musculares e muito mais.

É uma sauna ou sala de vapor melhor?

Há uma série de semelhanças entre os dois. Ambos melhoram a circulação, reduzem a dor e ajudam no relaxamento. Uma sauna a vapor, no entanto, realmente ajuda os seios nasais e alivia o congestionamento. Eles também se sentem muito diferentes, já que as saunas oferecem calor seco, enquanto uma sauna a vapor é calor úmido.

Você queima calorias em uma sauna?

Sim, à medida que a temperatura do corpo aumenta, você queima calorias cerca de 1,5 a 2 vezes mais rápido do que se estivesse sentado em outro lugar. Por exemplo, a mulher média de 180 libras perderia cerca de 30 a 40 calorias a cada 15 minutos em uma sauna. No entanto, não tente usar a sauna para realmente perder peso, pois a maior parte do que você perde na sauna é água.

Quanto tempo você deve ficar em uma sauna?

Iniciantes devem usar uma sauna por 5 a 10 minutos de cada vez. Eventualmente, você pode aumentar seu tempo, mas limite-o a 20 minutos para evitar a desidratação.

O que é uma prática de choque frio?

A terapia fria existe desde sempre no mundo do atletismo profissional, mas a população dominante só se popularizou nos últimos anos. Uma prática de mergulho frio envolve submergir o corpo em água muito fria por cerca de dois a 10 minutos. Os benefícios incluem reforços para os sistemas imunológico, linfático, circulatório e digestivo. Pode assumir a forma de banhos frios, banhos de gelo, mergulhos em ursos polares e choques frios após o tempo em uma banheira de hidromassagem ou sauna.