Saúde

Como gerenciar seu pensamento catastrófico

Para várias pessoas, incluindo aquelas com histórico de trauma, as estratégias habituais podem não ser eficazes.

O pensamento catastrófico pode ser extraordinariamente difícil de lidar. Quer se trate de lidar com receios sobre a sua segurança física, a incerteza das relações pessoais ou a perspectiva de problemas financeiros, a vida pode rapidamente parecer demasiado grande e fora de controlo – enquanto os piores cenários, como lesões, ruína financeira ou o perda de um ente querido pode parecer uma conclusão precipitada. Alguns exemplos de pensamento catastrófico podem incluir uma pessoa que pensa que apenas entrar em um carro significa que morrerá em um acidente; pensar que todos os relacionamentos estão fadados ao fracasso; ou que cometer mesmo um pequeno erro no trabalho levará à demissão, o que levará à falta de moradia.

Quando uma pessoa começa a tratar os piores cenários como inevitáveis, isso pode levar a evitar os principais objetivos da vida, ao mesmo tempo que piora o bem-estar físico e mental. No momento, esse tipo de pensamento pode parecer lógico; muitas vezes, esses pensamentos são motivados pela história pessoal de uma pessoa, bem como pelas particularidades de como seu cérebro funciona.

Se você estiver passando por pensamentos catastróficos, é importante procurar a ajuda de um profissional treinado, que possa ajudá-lo a controlar esses pensamentos. Para algumas pessoas, no entanto, quer tenham um histórico de trauma ou de um distúrbio como o TDAH, o gerenciamento desses pensamentos catastróficos pode ser complicado – e as abordagens terapêuticas mais tradicionais podem não ser tão eficazes. Veja o que você deve saber sobre como encontrar a ajuda que funciona melhor para você.

Uma abordagem informada sobre o trauma pode ser essencial 

Para pessoas com histórico de trauma, essas experiências negativas informarão e moldarão seu pensamento. “Nossos cérebros estão tentando nos manter seguros”, diz Kate Hanselman, enfermeira psiquiátrica de saúde mental da Thriveworks . “Se você tem um histórico de trauma, seu cérebro está pensando nos piores cenários para mantê-lo vivo.” Neste contexto, uma pessoa que sofreu um trauma irá filtrar experiências futuras através das lentes das suas experiências vividas, onde o pior cenário pode facilmente parecer o resultado lógico mais provável.

O primeiro passo, se você passou por um trauma, é garantir a segurança do seu ambiente, o que pode exigir que você saia de uma situação insegura. Para algumas pessoas, podem nem reconhecer que suas experiências são qualificadas como traumáticas, por serem normalizadas. Para outros, podem ainda estar num ambiente inseguro, onde o trauma ainda persiste, para os quais a primeira prioridade é descobrir como chegar a um ambiente seguro.

Somente depois que uma pessoa estiver segura é que o foco deve mudar para o processamento do trauma, o que muitas vezes inclui encontrar maneiras de incorporar essas experiências vividas em sua visão de mundo, ao mesmo tempo que permite que você avance com sua vida. “O trauma redefine nossa linha de base, para dizer que o mundo é ruim e inseguro, ou que eu sou mau ou inseguro”, diz Hanselman. “Muitas modalidades focadas no trauma buscam compreender a nós mesmos ou o mundo de maneira diferente.”

Algumas das modalidades terapêuticas que podem ajudar no trauma incluem a terapia de processamento cognitivo, que ajuda os pacientes a trabalhar seus pensamentos e crenças sobre um evento traumático; terapia de exposição prolongada , que visa expor gradativamente o paciente aos seus medos, para que ele possa trabalhar no gerenciamento de suas reações; e terapia de dessensibilização e reprocessamento dos movimentos oculares , que usa movimentos oculares para ajudar os pacientes a reprocessar suas memórias traumáticas.

Dependendo das necessidades específicas do paciente, que inclui o tipo de trauma que ele sofreu e se foi um evento único ou uma exposição prolongada a um trauma contínuo, um terapeuta pode recorrer a técnicas de diferentes tipos de terapia. “As ferramentas são muito semelhantes, mas a forma como são implementadas e o suporte para a implementação é que será diferente”, diz Hanselman.

Condições como autismo, TDAH ou TOC podem exigir uma abordagem diferente 

Outra complicação para lidar com o pensamento catastrófico é se uma pessoa tem um distúrbio como autismo, TDAH ou TOC. Todas essas condições podem piorar o pensamento catastrófico e/ou tornar muito mais difícil gerenciá-lo. “As diferenças neurodivergentes, especialmente o TDAH, [vão] levar a algumas coisas que pioram o processo de pensamento catastrófico”, diz Andrew Kahn , psicólogo licenciado e diretor associado de mudança de comportamento e especialização da Understood.org .

Com um transtorno como o TDAH, o funcionamento executivo de uma pessoa fica prejudicado, o que afeta sua capacidade de planejar, priorizar e executar tarefas complexas. Por sua vez, esta deficiência pode levar a uma série de consequências, seja tirar notas baixas devido a dificuldades para manter o foco e a organização; ser demitido de um emprego devido à incapacidade de concluir com êxito projetos complexos; ou lidar com problemas de relacionamento devido à distração. Estas consequências (ou o perigo de ocorrerem) podem levar a padrões de pensamento catastróficos dos quais é muito difícil sair. “Se você estabelecer padrões inadequados por longos períodos de tempo, o funcionamento do humor dominará o seu mundo”, disse Kahn. “Você vai permanecer neste estado catastrófico.”

Para alguém que tem algum desses distúrbios e está lutando contra o pensamento catastrófico, o primeiro passo é obter o diagnóstico e o tratamento adequados para sua condição, pois isso ajudará a diminuir a predisposição para o pensamento catastrófico. “Se você tem TDAH, autismo ou TOC, quanto mais cedo e melhor diagnosticarmos você, mais ferramentas trabalharemos na construção”, disse Kahn.

O segundo passo será procurar a ajuda de um profissional de saúde mental que compreenda algumas das formas como estas condições podem afectar o pensamento catastrófico e quais as ferramentas terapêuticas que podem ser úteis.

Técnicas terapêuticas alternativas 

De modo geral, a principal terapia para o pensamento catastrófico é a terapia cognitivo-comportamental, que tende a enfatizar o envolvimento e o gerenciamento de pensamentos catastróficos. No entanto, esta abordagem pode não funcionar para certos tipos de pessoas.

Por exemplo, se uma pessoa passou por um grande trauma – que é a sua própria versão da vida real do pior cenário – o processo de envolvimento e racionalização com os seus pensamentos catastróficos pode facilmente acabar por ser ineficaz, na melhor das hipóteses, ou prejudicial, na melhor das hipóteses. pior. “Essa é uma das armadilhas da terapia cognitivo-comportamental”, diz Kahn. Para uma pessoa que já passou pelo pior, racionalizar ou se envolver em pensamentos sobre esse trauma não vai diminuir sua angústia com a experiência e também traz o risco de invalidar as experiências vividas. Em vez disso, eles podem precisar usar algumas abordagens diferentes.

Uma estratégia potencial é o treinamento baseado em mindfulness, onde uma pessoa trabalha para aprender a reconhecer e conviver com seus pensamentos catastróficos de uma forma que ainda lhe permita viver sua vida. “Vou tratar o pensamento catastrófico como um balão voando pelo céu, onde não consigo alcançar o barbante para derrubá-lo, então não há nada que eu possa fazer a respeito”, diz Kahn. Ao fazê-lo, “permite-me a oportunidade de praticar, permitindo que o pensamento e a experiência vivam, sem ter que me culpar por isso, lutar contra isso, discutir sobre isso e tentar provar que não é verdade. Se eu permitir que isso viva e isso não mude minha experiência de forma negativa, então, com o tempo, a conexão pode ser quebrada.”

Essa estratégia é frequentemente usada na terapia de aceitação e compromisso , que se concentra em encontrar maneiras de aceitar certas experiências que estão fora do controle de uma pessoa e em criar estratégias para seguir em frente.