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O que são ‘dias de recuperação ativa’ (e como você pode aproveitá-los ao máximo)?

Não deve ser confundido com resfriamento, a recuperação ativa é uma atividade de baixa intensidade.

Se você está apenas começando um programa de exercícios, sabe que não pode se esforçar todos os dias. Geralmente é recomendado tirar um dia de folga entre treinos intensos para reduzir a fadiga e dar tempo aos músculos para se repararem. Nem todos os dias de recuperação, porém, exigem descanso total .

Se você teme a ideia de um dia de descanso completamente passivo, aqui está o que você deve saber sobre os dias de recuperação ativa e como você pode aproveitá-los ao máximo.

O que é recuperação ativa?

Não deve ser confundida com um resfriamento após o treino, a recuperação ativa é uma atividade de baixa intensidade. Tanto a recuperação ativa quanto a passiva são necessárias para melhorar a recuperação e o desempenho. Mas em vez de descansar no sofá o dia todo ( o que pode ser ótimo !), você trabalha os grupos musculares para promover a recuperação.

Tudo o que você faz nos dias de recuperação ativa deve parecer visivelmente mais fácil do que nos treinos padrão. Você quer ter certeza de que está se concentrando na parte de “recuperação” de tudo isso e que não está fazendo tanto a ponto de interferir em seus treinos principais .

Ideias para dias de recuperação ativa

Um benefício dos dias de recuperação ativa é a chance de atividades incorporativas diferentes de sua rotina principal. Para corredores, isso pode ser um treinamento leve de força; para levantadores, pode significar exercícios aeróbicos leves. Exemplos de exercícios de recuperação ativa incluem:

  • Caminhar ou correr
  • Natação
  • Corrida aquática
  • Yoga
  • Taï chi
  • Ciclismo
  • Zumba ou dança
  • Escalada

Seja qual for a atividade que você escolher, você não deve trabalhar com esforço máximo. Esteja atento, vá devagar e não acidentalmente se esforce demais.

Certifique-se de que você está indo com calma

Parte do aperfeiçoamento dos dias de recuperação ativa é aprender a calibrar seu próprio senso de esforço. A corrida leve de uma pessoa pode ser a corrida longa de outra naquela semana. Lembre-se: o objetivo deste dia é dar uma pausa ao seu corpo antes de voltar a níveis mais elevados de intensidade no seu treino.

Os dias de recuperação ativa são oportunidades fantásticas para fazer uma pausa mental no seu plano de treino. Experimente algo novo e ouça seu corpo para ter certeza de que não está se esforçando demais por engano. E se você estiver ferido, com dor ou muito cansado, seu corpo pode precisar de recuperação passiva.